Gente, hoje quero falar sobre um tema que tenho super preocupação e principalmente na época de gravidez, o inchaço!!

Principalmente as mulheres sofrem dele em alguma época da vida: TPM, gravidez, menopausa, tratamentos médicos, viagens…enfim…inchar além de trazer malefícios à saúde (risco de hipertensão relacionado, aumento de peso, estiramento dos vasos etc…), não é nada bom subir na balança e ver que mesmo controlando a dieta você pode subir até 2 a 4 kg!!!

Então é por isso que cuidar do inchaço prevenindo e tratando o problema é super importante.

 

 

Em primeiro lugar, tome muuuita água, as pessoas acham que se tomar muita água vão inchar mais, mas o que acontece é exatamente o oposto, quanto mais água você tomar, mais vai eliminar!! 1/2 a 1 copo de água por hora!

 

 

Em segundo, evite SAL. O sódio presente no sal traz água para dentro das células, então se você comer sal, trará mais água para seus tecidos e inchará. Cuidado também com alimentos ricos em SAL: embutidos como salame, presunto, requeijão, salgadinhos de pacote e por aí vai. Para controlar bem, olhe sempre nos rótulos a quantidade de sódio do alimento ok!

Coma banana! De preferência a bananinha passa. Já falei dela aqui no blog. Neste link aqui. A bananinha passa é riquíssima em potássio e o potássio tem o efeito inverso do sódio, ele tira a água das células!

Escalda pés gelado. Pegue uma bacia com água, coloque gelo e ponha os pés dentro. O frio faz a constrição dos vasos e diminuir a retenção. Só não faça isso se você tiver diabetes ou problemas circulatórios.

Coma/tome diuréticos naturais: suco de cramberry, água de coco, melancia, verduras e chás em geral. 

E por último, super importante, tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes. Nada de alimentos industrializados.

Gostaram das dicas?

bjos

 

Carol Di Guimarães

nutricionista


 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Elaine Rego 19/04/2012 at 11:06 -

    Carol, eu troquei o sal normal pelo sal light. E mesmo assim eu pego super leve nele. Mas eu tenho muita sede a noite. Muita mesmo,do tipo que toma 3 copos de agua de 2 a 3 vezes por noite e lógico que vou muito ao banheiro…ou seja acabo dormindo “picadinho” rsrsrsr terrível..mas o pior é que não consigo dormir com sede…já durante o dia a sede é menor…mas sempre carrego uma garrafinha de agua comigo!
    Acho que isso começou a “piorar” depois que mudei os treinos de corrida e acelerei meu metabolismo.
    Daí chego até a achar que fazer exercício é o melhor diurético de todos. Bjs

    • Saboridades 19/04/2012 at 14:07 -

      é verdade Elaine, se não malhar fica difícil!!
      bjs