oi gente!

depois de uma semaninha meio grogue aqui estou de volta!!!! feliz e barriguda! rs 9 meses de gestação, estamos quase lá!

Hoje quero falar para vocês sobre a Chia, algumas pessoas já me perguntaram aqui no blog e já até tinha começado a fazer um post sobre ela!! Como tem muita informação na internet por aí, vou falar rapidinho para não cansar! rsrs

Bom a Chia é um grãozinho pequenininho que já é bem antigo, mas que ficou famoso nos últimos meses, tudo ao meu ver, com um apelinho comercial! Mas tem bastante benefícios à saúde, mais benefícios para a saúde do que estética (como emagrecimento).

BENEFÍCIOS PARA EMAGRECIMENTO:

1) Reduzir a fome – como tem muita fibra solúvel, você come a chia e toma bastante água, ela forma um gel no intestino, que aumenta o poder de saciedade, reduzindo a fome. O mesmo efeito você tem com outras fontes de fibras como grãos integrais, aveia, linhaça…

2) Ação anti inflamatória- já falei aqui no blog também. A formação de células de gordura ocorre por uma inflamação no organismo, o mesmo vale para celulite, retenção hídrica etc. Então quanto menos inflamação, mais sequinha a pessoa fica.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE EM GERAL

1) Emagrecendo você já tem vários benefícios né! Pressão, coração, redução de doenças crônicas…etc

2) Redução da pressão arterial

3) Redução do colesterol ruim

4) Diminuição do risco de doenças cardíacas

5) Diminuição do risco de câncer de cólon de intestino e possível redução no risco de câncer de mama

E muito mais.

COMO TOMAR

Não pode abusar porque uma colher de sopa tem quase 50 calorias, e como é um grão pequeno e leve, facilmente você pode por colheres e mais colheres na sua refeição.

Costumo recomendar 1 colher de sobremesa cheia no iogurte ou fruta picada.

Bom é isso galera, quem quiser usar a chia pode usar, mas os efeitos são a longo prazo hein! 2 a 3 meses de uso contínuo pelo menos!

bjos

Carol Di Guimarães

nutricionista

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Renata 17/04/2012 at 23:20 -

    Olá Carol,

    Uma dúvida, a chia pode ser consumida durante a dukan (Fase 1)? Vi em outro post que óleo de côco pode…e se juntar tdo dukan + oleo de côco + chia??? Bom ou ruim?
    Obrigada pela ajuda;)
    Muita tranquilidade na chegada do seu pequeno.
    bj

    • Saboridades 18/04/2012 at 17:09 -

      melhor não, logo no começo a chia pode prender ainda mais o intestino. só o óleo de coco mesmo e muitra água ok!
      bjos

  2. Elaine Rego 19/04/2012 at 11:00 -

    Pergunta que não quer calar: tem gosto de que? É gostoso?
    Porque eu tentei comer Amaranto e não gostei e o olho de coco líquido só consegui por um tempo. O gosto é primordial.Se for como o AllBran (fibras) será ótimo, pois é crocante (dá sensação de estar realmente se alimentando) e o sabor combina super com frutas e yougurte.
    Bjs

    • Saboridades 19/04/2012 at 14:18 -

      tem um gosto meio esquisito tb, tipo amaranto mas misturadinho com iogurte essas coisas vc acaba nem sentindo
      bjs

  3. Nai 23/04/2012 at 02:09 -

    Olá, Carol :}

    Encontrei seu blog semana passada e ainda estou lendo várias postagens dos arquivos, daí hoje resolvi passar e buscar por “chia” para ver se você já havia falado e o post estava justamente na primeira página. rs

    Gostaria de tirar uma dúvida, já que cada fonte diz uma coisa… Qual a melhor maneira de consumir a semente?

    Digo, bato no liquidificar e faço uma farinha como fazem com linhaça? Alguns lugares até vendem assim, mas achei melhor não arriscar comprar algo que pode ter outra semente misturada, fora que depois de batida acho que o tempo máximo de armazenamento em vidro fechado e na geladeira é de uma semana, daí não vejo lógica comprar um treco que está totalmente oxidado na loja e só vai servir de fibra – assim eu compro outra mais barata e fresca né, tipo aveia.

    Algumas fontes dizem que por ser mais macia que a linhaça e possível de triturar com os dentes, não seria necessário bater, mas experimentei colocar umas sementinhas na boca e não achei tãooo macias assim… Quer dizer, escorregam fácil pelos dentes.

    Outra coisa que li foi sobre deixar de molho e consumir de manhã, assim ficariam mais macias para serem trituradas pelos dentes e já soltariam o gelzinho “mágico”. rs

    Como você acha ideal e com melhor aproveitamento?

    Desde já, obrigada e parabéns por seu blog ótimo e cheio de informações de qualidade.

    Bjs

    • Saboridades 23/04/2012 at 09:09 -

      oi Nai!
      Eu recomendo dar uma trituradinha num liquidificador ou processador e já utilizar. Uma dica boa é acrescentar em suco e bater e tomar tudo junto! Como a linhaça mesmo.
      bjos

  4. Hilde Lago 21/09/2012 at 21:23 -

    Oi Carol
    Queria mais informações sobre sucos laxativos

    • Saboridades 23/09/2012 at 14:21 -

      No ícone de receita- bebidas vou colocar alguns! já tem um shake laxativo aqui no blog! bjs

  5. Danyele 03/12/2012 at 16:55 -

    Oi Carol, sou tipo O, comecei a seguir a dieta do tipo sanguineo mas ainda não sei se a CHIA é benéfica, neutra ou para evitar.. vc sabe, querida? Muito obrigada.

    • Saboridades 04/12/2012 at 09:20 -

      é ótima, bjs