Não adianta, de cada 10 pacientes que atendo, uns 6 ou 7 referem algum probleminha com o funcionamento do intestino. Então para ajudar você que passa algum perrengue com mau funcionamento intestinal, resolvi dar algumas dicas rápidas e fáceis.

No começo do blog, ano passado já fiz um post sobre o tema flora intestinal, e antes de tudo você precisa ler ele.

Antes de mais nada você precisa entender que o intestino pode ficar até 3 dias (mais ou menos), sem funcionar, desde que quando você for ao banheiro, consiga ir tranquilamente e sem stress. (entendeu?) Mas…..eu…Carol não vou muito nesta corrente não, gosto que o intestino de todo mundo (alegria geral da nação rsrs) funcione diariamente.

Quanto melhor o intestino funciona, melhor a eliminação de toxinas pelo organismo, melhor o metabolismo e melhor até a velocidade da perda de peso (sim people, se o seu intestino não funciona bem sua dieta pode ir pro espaço).

Então…vamos à alguns passos que você pode seguir para melhorá-lo e tentar fazê-lo funcionar diariamente:

1. água

Se você é daquelas pessoas que mal lembra que a água existe, pode esquecer qualquer cuidado com o intestino. Para funcionar bem ele precisa das fibras (tópico seguinte), que se diluirão em água para encorporarem-se ao bolo fecal. Além disso a água ajuda no metabolismo em geral, então tome NO MÍNIMO 6 copos de água beeem cheios (aqueles copinhos descartáveis não contam, cabem no máximo 200ml de água e ninguém toma água transbordando no copo).

 

2. fibras

Como falei neste post aqui:as fibras são partes dos alimentos que não são digeridas pelo nosso organismo. Sem fibra não há como o bolo fecal ser formado e por isso elas são fundamentais para sua saúde intestinal. As fibras ainda tem poder de “grudar” em algumas moléculas de carboidratos e gorduras levando elas embora do organismo (algo como a quitosana, a faseolamina   e o glucomanam etc)…então você precisa consumir fibras. Troque tudo pelas versões integrais, e procure comer vegetais crus na hora do almoço e jantar. Além disso 2 a 3 porções de frutas VARIADAS ao dia é fundamental.

3. Gorduras boas

Um pouquinho de gordura boa é importante para lubrificar o intestino. Azeite na salada, peixes mais gordinhos (salmão, atum e sardinha por ex) e um pouco de oleaginosas já vão te ajudar bastante.

4. Carboidratos bons

Quando falo em carboidratos bons quero me referir às frutas e aos alimentos integrais. Ricos em fibras vão te ajudar muito, além de saciarem bem a fome.

5. Atividade física

Se você não faz nem uma caminhadinha por dia, seu intestino corre risco de não funcionar devido à um metabolismo mais baixo, que faz com que os movimentos peristálticos diminuam (movimentação do intestino que vai “empurrando” o bolo fecal por todo o intestino até ser eliminado).

Caminhe e tenha um dia a dia mais agitado.

6. Flora intestinal adequada

Super Mega Hiper Blaster importante. Já falei sobre ela no post de flora!

Pronto!

Viram como alguns detalhes no seu dia a dia podem interferir muito no seu intestino??? 

Pequenas atitudes, grandes diferenças!!!

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

7 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. andrea 29/02/2012 at 10:03 -

    Ola, legal este post! Eu sigo T O D A S essas dicas e meu intestino nada de funcionar, sao 3, 4 a 5 dias sem ir ao banheiro, será que é o caso de procurar médico?

    • Saboridades 29/02/2012 at 18:41 -

      acho que pode ser a questão da flora intestinal, vc ja tratou?
      bjs

  2. andrea 01/03/2012 at 10:44 -

    Nunca tratei, só o iogurte nao está sendo suficiente, posso procurar o nutricionista para tratar a flora? Como li, tive vários episódios de infecção urinária e tratei com o antibiótico, deve ser isso mesmo! obrigada, bjos

    • Saboridades 04/03/2012 at 12:02 -

      Sim é o ideal, você precisa de um nutricionista que trabalhe com prescrição fitoterápica e reeducação alimentar.
      bjos

  3. Cláudia 02/03/2012 at 16:39 -

    Oi…não resisti e preciso compartilhar uma dica super fácil para o intestino preso…casca de maracujá! Vc usa a fruta e
    reserva as cascas,lava muito bem,e depois de seca corta em pedaços e leva ao forno ou ao sol para desidratar…depois bate num processador e usa uma colher no suco de manhã ou a noite…gente!!!! é incrível!!!

    • Saboridades 04/03/2012 at 12:00 -

      ótima dica Cláudia!! bjos

  4. Andrea 05/03/2012 at 21:32 -

    Obrigada pelas dicas!!! vou testar, hoje fui a nutricionista, bjos!