Gente! Se eu contar para você que quase TODOS os dias atendo pessoas que falam estar acima do peso por causa da tireóide, vocês nem acreditam não é?

Mas é a mais pura verdade!! E tenho certeza que vocês já ouviram alguém colocar a culpa dos quilinhos a mais nessa glândula tão pequena!! Mas a culpa pelo sobrepeso e obesidade não é da tireóide não. Alguma alteração no seu funcionamento pode sim levar há um aumento de peso, mas dieta e atividade física, além de acompanhamento médico, resolvem perfeitamente a questão! Menos de 10% das pessoas desenvolvem algum problema na tireóide.

A tireóide ou tiróide é o nome de uma pequena glândula com “formato de borboleta” que se localiza na região anterior do pescoço. Essa glândula possui um importante papel no controle do metabolismo do organismo, ou seja, estes hormônios tireóideos dizem ao corpo quão rápido trabalhar e como usar a energia.

As doenças decorrentes da tireóide são várias:

- tireoidite (inflamação e primeiro sinal do hipotireoidismo)

- câncer

- nódulos

- bócio

- hipo e hiper tireoidismo.

O hipotireoidismo faz com que o organismo trabalhe devagar. Isso ocorre quando há quantidade insuficiente de hormônio tireóideo no sangue. E por fazer o corpo trabalhar mais lentamente é que você pode ter aumento de peso (gastar menos calorias).

Quais os sintomas?

tirei este desenho do site Instituto da Tiróide, ótimo se você quiser mais informações sobre as doenças! www.indatir.org.br
 

Se você acha que pode estar com HIPOTIREOIDISMO, consulte um médico endocrinologista, pois a evolução da doença pode ser bem grave. O médico fará exame físico e solicitará exames.

O tratamento consiste na reposição hormonal, prática de atividade física e dieta. Não culpe a tireóide por estar acima do peso. O efeito sobre o metabolismo é pequeno.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Josy 01/10/2012 at 10:52 -

    Bom dia Querida, tudo bem?

    Adoro seus posts!!!

    Me tira uma dúvida, por favor.

    Fui na Dermatologista com alguns probleminhas na pele, entre eles, unhas dividindo em 2, ressecamentos sem motivos aparentes, etc.
    Ela pediu exame de sangue, só estou esperando a autorização do convênio para fazê-lo. Ela somente recomendou que eu não esmalte as unhas até o exame.
    Comentei que vou fazer o exame com uma amiga minha, e ela disse que qdo fez, a médica disse para ela evitar maquiagem por uns dias tbm.
    A pergunta é: O que devo evitar antes do exame de sangue???

    Obrigada!!!

    Att,

    • Saboridades 01/10/2012 at 14:56 -

      Ixi Josi melhor ver quais exames são…já vi precisar ficar sem esmalte e sem maquiagem, além da dieta específica bjs

      • Josy 02/10/2012 at 10:48 -

        Obrigada!

  2. claudia 06/11/2012 at 21:18 -

    Adorei seu blog Parabéns.
    Eu fui diagnosticada com hipotireodísmo de Hashimoto há tres anos atrás. Optei por nao repor os hormonios durante este período. Porém fui só piorando. Muito embora todos os médicos dizem que esta doença não engorda eu saí de 56 kg para 70kg. Meu cansaço era enorme mas ainda assim eu fazia ginástica 3 x por semana. Resolvi tomar o remédio pois eu estava entrando em depressão. Melhorei muito, mas o peso não voltou ao normal. Muitos falam que o Hipotireoidismo não engordam, porém as pesquisas sobre esta doença é muito recente, (cerca de 50 anos) e após a descoberto da reposiçao de T3 e T4, as pesquisas ficaram ainda mais lentas. Acho que ainda se tem muito a descobrir sobre esta doença. Estou fazendo a dieta de Dukan a 4 dias e não perdi nem meio quilo. Estou com muita dificuldades para voltar ao normal. Acho sinceramente que existe algum fator muito mais relevante nesta doença que mexe com o metabolismo do que realmente se foi descoberto até hoje.
    Quem tiver este problema e puder falar sobre esta experiência seria muito interessante. bjs.

    Obrigada.

    Claudia Regina

    • Saboridades 06/11/2012 at 21:55 -

      Claudia, amei seu depoimento e concordo com o que vc falou. Tenho uma amiga com Hashimoto tb e é mesmo difícil para ela emagrecer, sendo q malha muito tb. Algumas pessoas culpam a tireóide mas mem. Sabe se tem ou nao a doenca! Por isso é fundamental fazer o que vc fez: medico+tratamento+dieta+atividade física! O segredo é persistir. Já consultou uma nutricionista? Acredito tb que pode ser que a doenca ainda necessita de mais estudos! Bjosss