Gente, vou falar deste tema super controverso, que de uns meses ganhou maior repercussão na mídia devido à proibição da sua venda na Europa e EUA.

A sibutramina é um fármaco que foi desenvolvido no ínício da década de 80 como antidepressivo. Ao longo do tempo foi sendo observada uma perda de peso nos pacientes que utilizavam a droga, e com isso o cloridrato de sibutramina foi incorporado ao tratamendo medicamentoso para a obesidade.

A sibutramina atua diretamente no cérebro humano mais precisamente na região do hipotálamo, que é o centro responsável por controlar a ansiedade e a sensação de fome em todos os indivíduos. Em virtude dessa atuação a sibutramina é classificada dentro da farmacologia como um moderador ou inibidor de apetite.

Os especialistas recomendam o uso da sibutramina quando o paciente apresentar um quadro clinico de alta ansiedade associado a uma vontade de comer exagerada, desde que já tenha sido tentado outros modos de emagrecimento como por exemplo a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas.

Trabalho no consultório com uma médica endocrinologista e considero o profissional médico mais indicado para prescrevê-la. Lembrando que a sibutramina SÓ DEVE SER TOMADA COM PRESCRIÇÃO E ACOMPANHAMENTO MÉDICO!!!

PRÓS: vai ajudar o paciente que tem muita fome, compulsão alimentar e apetite por doces!

CONTRAS: Constipação intestinal, sensação de boca seca ou de um gosto estranho, insônia ou em outros casos sonolência excessiva, tontura ou vertigem, sensação de náusea ou  mal estar, irritação no estômago, aumento da pressão arterial sanguínea, dores nas articulações ou na cabeça, entre outros.

Quem não deve tomar a sibutramina?

- quem tem história de depressão ou anorexia/bulimia;
– quem já está fazendo o tratamento da obesidade com outras medicações inibidoras de apetite ou com remédios antidepressivos ;
– Quando o paciente apresentar algum tipo de doença cardíaca;
-Nas situações onde o indivíduo apresenta um quadro clínico de aumento da pressão arterial ou complicações pulmonares;
-pessoas portadoras de hipertiroidismo;
-em mulheres gestantes ou que estejam amamentando a sibutramina não deve ser prescrita. Mulheres que não tomam anticoncepcional ou querem engravidar também devem evitar (você não vai querer correr o risco de engravidar tomando sibutramina não é mesmo?)

 

– Em geral, se você acha que somente um medicamento pode ajudá-lo, converse com seu médico, troque uma idéia e veja a opinião dele. NUNCA, NUNCA tome remédios por contra própria, não pegue emprestado a fórmula da amiga ou vizinho, não use nenhum medicamento sem antes ter sido examinado pelo seu médico de confiança ok!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

7 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Flavia 23/09/2011 at 08:55 -

    vc sabe falar sobre o tal de lipo 6 black? Esse fat burner é permitido aqui na Europa!

    • saboridades 23/09/2011 at 14:58 -

      Vou! Aguarde uma semaninha ok!

  2. wilma 23/09/2011 at 10:46 -

    Querida Carol, muito boa matéria,parabens!!!bjos,
    Wilma, sogrinha!!!

    • saboridades 23/09/2011 at 14:57 -

      Obrigada!!! beijinhos

  3. Wanessa 27/09/2011 at 10:52 -

    tomei e não adiantou nada… não tomo mais nenhum tipo de remédio….

  4. Elaine 27/09/2011 at 14:28 -

    MUITO ESCLARECEDOR.TOMEI A ALGUM TEMPO SEM PRESCRIÇÃO, PASSEI MAL.NÃO ACONSELHO JAMAIS.