Gente, resolvi colocar esta pequena entrevista que fiz com a Dra Karla, médica endocrinologista que trabalha e coordena a clínica em que trabalho. Acho um tema super importante e por isso quis colocar aqui no blog ok! Aproveitando a viagem aqui nos EUA, reparo um pouco nas pessoas e vejo muitas crianças lindas e obesas. Um risco muito grande a saúde futura.

Um alerta a todas as mamães e papais.

O que é a diabetes infantil e como ela se manifesta?
O diabetes mais comum da infância é o diabetes tipo1. Hoje com o aumento da obesidade podemos encontrar o tipo 2 na infância também. As manifestações no tipo1 ocorrem com o aumento excessivo da sede( polidpsia ), aumento no volume da urina ( poliúria), emagrecimento, desidratação, alterações metabólicas que levam a formação de cetonas no sangue e consequentemente uma acidose metabólica (cetoacidose).
Como os pais podem identificar se a criança tem ou não diabetes?
O que inicialmente pode chamar a atenção dos pais é a sede e o excesso de urina. O tipo 1 tem uma progressão muito rápida e muitas vezes o diagnóstico já é feito em hospital quando a criança entra em cetoacidose.
A criança que come muito doce pode desenvolver diabetes?
O diabetes tipo1 não te m relação com a ingesta de doces pois não está relacionado com o peso e sim a um processo de auto imunidade contra as células pancreáticas, pode ocorrer em crianças independente do peso.O diabetes tipo 2 , que é raro na infância, é comum em crianças obesas; então,  o doce deve ser evitado para controle ponderal pois se houver uma predisposição familiar para diabetes tipo 2 ou para a resistência insulínica a doença para aparecer.
Quais os riscos da diabetes infantil para a saúde da criança?
O diabetes tipo 1, antigamente chamado de juvenil, deve ser tratado com insulina. Hoje dispomos de muitas opções de insulinas e muitos esquemas terapêuticos. Uma glicemia bem controlada, com hemoglobina glicosilada (HbA1c) < 6,5, evita as complicações microvasculares(retinopatia, nefropatia),cardiopatia e neuropatias.
Como deve ser o tratamento?
O tratamento consiste em insulinoterapia, dieta e atividade física no tipo1. E no tipo 2, perda de peso ( dieta e atividade física) e medicação oral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author