Você sabia que se você se atentar ao formato do seu corpo, conseguirá ter mais sucesso na dieta e nos exercícios físicos? Ontem falei sobre a gordura da alimentação, mas hoje quero falar sobre a gordura do seu corpo.foto retirada da revista Heath

Costumamos dividir a distribuição da gordura corporal em 4 formatos, sendo estes 2 maça e pêra os mais fáceis e comuns de se indentificar. Vou deixar aqui bem escrito as características de cada tipo para ver se você consegue se encaixar nos tipos descritos, assim vamos trabalhar como melhorar seu corpo nos próximos posts! Mas primeiro você tem que se encaixar num tipo!

Tipo 1: Excesso de massa corpórea ou porcentagem de gordura- em todo o corpo, podendo ser chamado de ovóide!! É a pessoa obesa mesmo, com muita gordura em TODO O CORPO. Você não nota qual tipo de gordura a pessoa acumula mais pois ela tem excessos em toda a superfície corporal. Normalmente está mais de 20kg ou 30kg acima do peso ideal. 

Tipo 2: Excesso de gordura subcutânea tronco-abdominal- é o tipo maça- em que você nota braços gordinhos, muita barriguinha, costas bem gordinhas! 

Tipo 3: Excesso de gordura visceral- pode ser confundido com o tipo maça mas na verdade neste caso a pessoa pode as vezes nem apresentar um acúmulo de gordura, pois o grande risco está no aumento de gordura INTERNA, ao redor dos órgãos. Normalmente este tipo de pessoa não está acima do peso mas tem uma “barriguinha” e os níveis de colesterol ou triglicérides difíceis de controlar.

Tipo 4: Excesso de gordura gluteofemoral (ginóide) – é o tipo pêra, fácil de identificar: pernas grossas, cintura mais fina e quadril lardo. É mais comum em mulheres, mas alguns homens também podem apresentar este tipo de gordura. Já atendi 1 ou 2 casos de gordura tipo pêra em homens. 

E aí! Qual corpo você tem? Tipo 1, 2, 3 ou 4??

Nos vemos no próximo post, vou ensinar como combater cada um!

Carol Guimarães

nutricionista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

6 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Beatriz 02/08/2011 at 20:32 -

    Definitivamente tenho tipo 4: pêra! Aguardo pelas dicas! Beijos

  2. Aline C. 03/08/2011 at 13:53 -

    Nossa, que tudo esse tema! Acho que era só o que faltava no se blog maravilhoso, que já recomendei á todas as minhas amigas!
    Aguardo ansiosa o próximo post!
    Obrigada, Carol!

  3. Mari Bulhões 03/08/2011 at 16:52 -

    rsss…definitivamente pera tbm…aguardo dicas!!!!!!!!!!!!!!!

  4. josiane 08/08/2011 at 18:39 -

    Ola Querida!!!
    Seu site e maravilhoso mesmo, nao conseguir para de ler nenhum post.
    Meu tipo e maça e gostaria de saber qual a bebida alcoolica menos prejudicial para meu tipo?
    Quando saio com amigos 1 vez na semana, para um happy hours e impossivel ficar so na agua, suco ou refrigerantes diets. Na balada entao… E complicado!!!!
    Me da uma dica sobre isso por favor, afinal todas nos temos uma vida social ne???
    Muito obrigada!!!
    Beijos!!!

    • saboridades 09/08/2011 at 09:15 -

      oi Josi, obrigada :)
      Realmente bebida alcoólica e o que há rs
      O que costumo recomendar é você deixar uma ou duas doses apenas no final de semana e ser feliz mesmo pois realmente temos que ter uma vida social, super concordo.
      O corpo tipo maça só precisa evitar ao máximo as bebidas mais açúcaradas como cerveja e as batidas com leite condensado etc e cairpirnha.
      Tome bastante água junto. Já viu o post só sobre o corpo maça?
      beijos

      • Alessandra 20/03/2012 at 17:32 -

        Carol preciso de vc……
        Por favor