Quem já esteve em terras gringas deve ter notado como gostam de comer peanut butter – aquela manteiga de amendoim que lembra (vagamente porque o peanut butter é mais saboroso) o nosso brasileiríssimo amendocrem.

O peanut butter é uma pasta saborosa que claro, tem gostinho de amendoim (dãrghhh é óbvio não é)! Ela é usada como uma geléia pelos americanos: no pão, na torrada em receitas, e até nas frutas. Embora saboroso e até mesmo nutritivo o peanut butter é super calórico pois tem muita gordura, mesmo normalmente esta gordura sendo boa para a saúde desde que o produto não tenha sido preparado com gordura hidrogenada.

Recentemente surgiu no mercado a opção de ALMOND BUTTER, ou manteiga de amêndoas. Esta manteiga de amêndoa tem um sabor super gostoso e ela, embora ainda calórica, é carregada de nutrientes: vitamina E, magnésio, cálcio e ferro.  A vitamina E é atua na prevenção de doenças cardíacas e de agregação plaquetária. É um antioxidante que pode prevenir a formação de nitrosaminas cancerígenas no estômago (formado a partir de nitritos). É também ótima para ajudar na função imunológica saudável. Outros benefícios potenciais incluem a prevenção de doenças degenerativas dos olhos e declínio cognitivo.O magnésio é igualmente importante para o seu corpo. Ele está envolvido em centenas de reações que ocorrem dentro de você como a contração muscular e o sistema nervoso. Especificamente, é conhecido por manter a massa muscular e conduções nervosas, apoiar um sistema imunológico saudável, e manter os ossos fortes. Também ajuda a regular o açúcar no sangue e pressão arterial.

Quem ama receitas com almond butter é a treinadora Jillian Michaels, do programa Biggest Loser, tenho uma revista dela em casa com umas 3 ou 4 receitas que levam almond butter, quero muito testar e deixar aqui as receitas mas primeiro preciso fazer o produto!!!!!!! O que acontece que este post chama-se QUASE do dia é porque eu li TUDO sobre como fazer almond butter em casa mas até agora nada!!

Para fazer a almond butter você precisa apenas de 300g de amêndoas e um bom processador de alimentos (se o seu liquidificador for bem potente também pode ser utilizado). Se o seu processador de alimentos não for bom não adianta fazer ok? Pois o segredo é SIMPLESMENTE bater as amêndoas até obter o ponto de manteiga.

A receita mais interessante da blogosfera esté neste link aqui!

A minha ficou uns 15 minutos batendo e ficou assim:

Estarei viajando em setembro e vou trazer uns dois potes de almond butter para mim! Se você também tiver oportunidade compre também! Só veja o rótulo e certifique-se de que não tem óleo adicionado, nos indredientes devem ser listados apenas: amêndoas e talvez um pouco de sal!

Agora quem quiser POR FAVOR faça o teste em casa e veja se você consegue fazer a versão caseira, estou super curiosa!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

13 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Silvana 01/08/2011 at 09:27 -

    Carol estou morando na Alemanha e por aqui encontro esse produto facilmente. As minhas dúvidas cercam-se ao redor da Dieta Dukan. Posso consumí-la à partir de que fase e qual a quantidade?
    Obrigada e Um forte abraço.

    • saboridades 01/08/2011 at 11:31 -

      Oi Silvana, que delícia encontrar esta maravilha com facilidade!!
      Pode até 1 colher de sobremesa ao dia ok!! Delícia!!!!!
      Voce pode fazer dips de legumes com essa almond butter, fica mara!! bjosss

  2. Silvana 01/08/2011 at 16:56 -

    Carol…nem me fale….essa dentre outras delícias….E agora….muita dieta! rs.
    Essa colherzinha de almond butter ajuda muito. Tentarei fazer os dips! Super Obrigada pela resposta!Beijossssssssss

  3. Claudia 14/01/2012 at 17:40 -

    Oi adoro o site…. foi vc q me animou e onde peguei todas as dicas da dieta dukan….. nao emagreci tudo, mas estou quase no final…. muito obrigada

    e a proposito, hoje testei a receite de almond butter caseira, e consegui(me sinto orgulhosa!), nao usei exatos 300grs, foi em torno de 200… e pra nao esquentar muito meu processador eu dei um descanso…. estou terminando de fazer… eu nao acho meu processador potente o bastante, porque ficaram alguns ‘pedaciquinhos’, mas virou pasta, o q era o objetivo…

    passa pra gente as receitinhas com ela… pleaseeee….. sinceramente nao sei onde usar….
    muito obrigada por todos os seus incetivos e pesquisas e coisas legais q disponibiliza aqui….
    Beijos

    • Saboridades 15/01/2012 at 10:30 -

      que beleza Claudia! Meu sonho é fazer almond butter em casa! rsrs
      Vou passar sim umas receitas bjos

  4. Fernanda 06/02/2012 at 18:55 -

    Eu conheci a almond butter da última vez que fui aos Estados Unidos e simplemente amei!
    Já fiz a versão caseira umas duas vezes…
    Coloquei somente amêndoas no processador.
    O segredo mesmo é paciência! Rsrs…
    Tem que bater eternamente…
    Primeiro, bati com a lâmina de triturar e depois com a de massa. Quando está no ponto de massa, quanto mais bate, menos consistente fica e mais fácil de passar no pão, torrada e etc…
    Realmente é necessário desligar o processador por algumas vezes para não esquentar demais e danificar o aparelho…

    • Saboridades 07/02/2012 at 08:34 -

      ai Fernanda que delícia, meu sonho é fazer a almond butter já tentei 2 vezes mas não vaaai rsrs

  5. Kika 02/02/2013 at 22:13 -

    Eu fiz e deu certo! Tem que ter paciência mesmo, primeiro vira uma farofa, durante um bom tempo com o multiprocessador ligado continua parecendo uma farofa, parece que não vai dar certo. Mas se vc continuar batendo, a farofa começa a ficar com uma aparência mais úmida, depois vira uma bola e se continuar batendo vira a manteiga de amêndoas. A próxima que farei será de nozes!

    • Saboridades 03/02/2013 at 19:21 -

      Ai tira uma foto e me mandaaaa!!! saboridades@gmail.com
      meu sonho é conseguir fazer!!

  6. Juliane 23/02/2013 at 15:18 -

    Acho que vc tinha que tostar as amendoas e batê-las mornas. Fiz assim com pasta de avelâ e deu certo.

    • Saboridades 24/02/2013 at 22:41 -

      Pode ser…será? Vc já conseguiu fazer?