(Este post ficou enorme mas é super importante ler TUDO!)

Gente…esta receitinha da até um pouco de vergonha de falar de tão fácil que é! Mas como omelete é uma mão na roda para quem está fazendo dieta (alô alô pacientes queridos!), acho super interessante deixar aqui um pouquinho de informação sobre esta delícia.

Muitas pessoas me perguntam se é A omelete ou O omelete. Omelete é um susbtantivo feminino, portanto é A omelete. Para você lembrar, pense sempre que omelete é uma fritada de ovos, portanto é A fritada, A omelete. ok?

A ORIGEM…

Sinceramente não sei de onde a omelete surgiu pois se formos observar a história, desde a domesticação de animais já se tinha ovos disponíveis para o consumo, o que retrata o uso em 6000AC!! Mas alguns historiadores creditam o uso da omelete a Napoleão Bonaparte, no século 19, outros aos Persas, outros aos Romanos…

Independente de quem esteja falando a verdade, sabemos que é um produto consumido há muito tempo pelos homens!

A IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL

É…a parte que mais me interessa nisso tudo! Antes de entrar na faculdade eu já lia muito sobre nutrição e lembro que o mais recomendado era se consumir no máximo 3 ovos por semana. Já na faculdade há bons 10 anos atrás…percebi que a coisa começou a mudar…e hoje chegamos a recomendação atual: não há limite na quantidade de ovos, desde que você seja saudável. Só deve limitar o consumo quem tiver uma recomendação médica!

1 ovo tem cerca de 73 calorias, 6.5g de proteína, 4.4g de gorduras e 0.8g de carboidratos. E o colesterol? 177mg! A clara sozinha tem quase toda esta proteína e a gema carrega quase toda a gordura!

CUIDADOS EXTRAS COM OVOS

Você deve começar a ter cuidados desde a hora das compras: verifique a data de validade e abra sempre a caixinha de ovos e veja se não tem nenhuma rachadura. Em casa, guarde na geladeira, com a ponta mais fina para baixo. Não deixe à temperadura ambiente! (minha recomendação pessoal!).

Ao preparar o ovo deve: – Ter as mãos lavadas/ – Partir o ovo em um recipiente limpo e vazio diferente daquele que vai utilizar para a confecção/preparação/ – Após a quebra dos ovos, colocar imediatamente as cascas no recipiente do lixo / -Lavar e desinfetar todos os recipientes utilizados na operação / -Após a manipulação dos ovos, lave as mão com sabonete bactericida.

Obs: Após o preparo, os ovos podem ser conservados em refrigeração no máximo por 4 dias.

Outros cuidados….Em primeiro lugar você precisa apenas ter cuidado com omeletes de alguns restaurantes e lanchonetes, pois nunca sabemos a procedência e conservação dos ovos.  Além disso, se estiver em dieta, fique atenta: já dei consultoria em vários locais e percebo que para render e fazer a omelete ser preparada mais rápida, muitos chefs acrescentam farinha de trigo aos ovos!

Dica extra! para que comer omelete por aí??? Não tem nada mais prático e rápido de ser preparado em casa! Além disso, se for gastar em restaurante/lanchonete, peça sempre algo que você não consiga preparar em casa (pelo menos eu penso assim!!)

Vamos à receita?

1 col. (café) de azeite de oliva extra virgem

2 ovos

1 col. (sopa) de cebola picada, orégano a gosto, sal à gosto!

Coloque os ovos em um prato fundo e observe! Não podem ter aquelas manchinhas de sangue! Veja também se quebrou alguma casquinha junto, jogue fora se tiver ok!

O segredo para a omelete ficar bem gostosa é você bater bem os ovos. Quanto mais bater mais ar entrará na receita e mais aerada ficará! Depois de bater acrescente a cebola, o orégano e o sal.


Agora de nada adianta fazer uma omelete pensando na dieta, se você usar muito óleo! Por isso coloque umas gotinhas de azeite na frigideira anti aderente e passe um papel toalha, untando rapidamente.


Leve  tudo para grelhar, espere a omelete começar a soltar da frigideira e vire. Acrescente uma fatia de queijo ou peito de peru e dobre as bordas! Estará prontinho para consumir! (receitinha com 180calorias, ideal para uma refeição completa, basta acrescentar uma salada se estiver no almoço ou jantar ou uma torrada integral se for café da manhã)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

9 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. pri 20/06/2011 at 16:27 -

    Muito Boa

    Posso fazer na primeira fase né.

    bj

  2. Juliana 22/06/2011 at 08:50 -

    Foi meu almoço de hj acompanhado de arroz integral e tomates cereja. Acrescentei uma fatia de queijo light e duas de peito de peru light, será que fica muito calórico assim? Obrigada pelas dicas e receitas! Um abraço. Ah e o aspartamo, é assim q chamam aqui na Espanha, vou tentar diminuir o uso, faz mt tempo q deixei de tomar açúcar e no Brasil usava stevia, mas o daqui q provei achei mt forte, ñ encontro muitas opções de produtos por aqui, então optei por um de aspartamo. Vou alternar o uso com açúcar moreno.

  3. Juliana 23/06/2011 at 09:14 -

    Alguma resposta???

  4. Rose Lima 06/07/2011 at 21:50 -

    Eu tbm queria saber a resposta!!

  5. edineia 19/11/2012 at 20:33 -

    oi carol parabens pelo seu blog, foi através dele que iniciei a dukan , e eliminei 5 kilos, tenho uma duvida , eu tenho usado nas minhas panquecas 2 colherse de germen de trigo que tem 3 gramas de carboidratos , tds os dias, a noite, de manha faço com aveia, vc açha que posso estar prejudicando a minha dieta, com o germen de trigo , estou a 1 mes na dieta , na 2 fase, perdi 5 kilos, e depois parou .obrigada aguardo ansiosa sua resposta.