Comecei ontem a falar sobre os 10 alimentos piores para a saúde, hoje vou falar do 7,6,5 e 4 colocados ok! Vamos lá?

7º lugar: Donuts (Rosquinhas), sonhos e tortinhas fritas em fast foods

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada. Dica extra: podemos consumir no máximo 2g de gordura trans ao dia, uma tortinha frita de fast food tem cerca de 2g, ou seja, se você comer a tortinha não pode comer mais nenhum alimento industrializado no dia!!

6º lugar: Bacon e carnes processadas

 O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão. O estudo de Harvard que mostrou estes riscos de doença cardíaca e diabetes, foi realizado com o consumo de 50g de carne processada (50g= 2 fatias de bacon ou 1 salsicha ou linguiça). Além disso devo apontar o risco para os hipertensos já que estas carnes são ricas em sal!

5º lugar: Cachorro-quente

A nutricionista americana citou um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal. Ainda acrescento que nós brasileiros pioramos um pouco mais o problema: normalmente ao comer cachorro quente adicionamos batata palha (rica em acrilamida e gordura trans), purê de batata (com muita manteiga), maionese, mostarda, catchup e outros aditivos!

4º lugar: Adoçantes e alimentos diet em excesso

Ciclamato, sacarina e aspartame são nomes que devemos sempre ficar de olho! O excesso destes adoçantes pode levar à uma toxicidade e hoje já temos estudos que ligam o consumo de ciclamato ao cancer de bexiga e o aspartame ao mal de alzheimer, entre outros problemas. O que reforçamos é você deve evitar o EXCESSO. Se você tiver diabetes ou alguma condição médica e foi orientado para consumir os adoçantes, fique tranquilo. O que você não pode é sair comendo todos os alimentos diet/light que existem no mercado achando que vai emagrecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

5 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Juliana 19/06/2011 at 14:55 -

    Quantas salsichas se pode comer? Devemos evitar sempre ou podemos comer uma vez ou outra? Vc aconselha deixar para os finais de semana, já deu uma boa ajuda saber disso. Tomo aspartamos como uma colherzinha de café por dia, no máximo 2, vou ter mais chances de ter alzheimer? Vários blogs estão citando esta lista mas nenhum é claro a respeito se tem que abolir completamente ou quantidades toleradas. Obrigada!

    • saboridades 20/06/2011 at 09:03 -

      Até duas, no final de semana!
      Quanto ao aspartame acho bom evitar se vc não tiver recomendação médica.

  2. Raquel 24/06/2011 at 19:58 -

    Então , como substituir o adoçante? por ex estiu na dieta dukan não posso tomar suco , mas claro pretendo voltar um dia. Então uso(usarei) no café, chá, suco… em quase tudo ou quase toda hora . O que fazer ? substitur pelo quê?

    Bjs

    • saboridades 26/06/2011 at 13:31 -

      Oi Raquel, tente evitar o excesso, esse é o segredo.
      Se possível procure sucos com outros adoçantes como sucralose, acesulfame K e stevia.
      Ou compre estes adoçantes e uso no chá, café e suco de limão! Fica ótimo, principalmente a sucralose. Deixe para tomar o aspartame quando não puder tomar outro por ex, você está numa festa e lhe serviram algo diet com aspartame etc!!