O óleo de cártamo é o extrato da Carthamus Tinctorious, uma plantinha já muito usada na indústria alimentícia para colorir alguns alimentos, dada à sua belíssima coloração amarela:

Este fitoterápico ganhou mais espaço na mídia quando a nutrilatina lançou no mercado o Linolen. As funções esperadas são ligadas ao emagrecimento pois uma de suas ações é diminuir a atividade da enzima LPL, que leva a ordura do sangue para as células, ou seja, teoricamente você diminui a absorção de gordura. Além disso há uma leve atividade laxativa e estimulante do metabolismo, o que pode te ajudar à gastar mais calorias no dia a dia. Outro efeito: diminuição das taxas de colesterol e triglicérides.

Fiz uma rápida pesquisa em banco de dados de revistas de nutrição internacionais e não encontrei NENHUMA pesquisa científica publicada relacionada à questão. No Brasil achei algumas pesquisas TODAS na área de biologia (falando sobre a planta, a semente etc).

Minha opinião:converse com seu médico ou nutricionista à respeito do uso de óleo de cártamo, tanto pela sua saúde como pelo seu bolso. O óleo de cártamo é caro e os resultados não são tão bem avaliados. Tenho por experiência clínica observado resultados bons em pessoas que praticam atividade física, pois a malhação vai melhorar o efeito do óleo!

Carol Di Guimarães-nutricionista Saboridades

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
About the Author

4 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Tutuca 23/04/2012 at 21:05 -

    Realmente. Cartamo nacional é caro e ineficaz. Efeito placebo mesmo. Só joguei dinheiro fora com ele. USando CLA importado a hhistória foi outra e tive resultados perceptíveis em pouco tempo. E o curioso que o importado pode custar uma pequena parcela do preço absurdo do nacional.

    Alguém aqui já tentou importar o produto? Eu estou importando o CLA da NATROL (TONALIN) 60 caps de 1200 mg. Pago apenas 11 dolares mais 2 dolares de frete no site Healthdesigns.com. Quem quiser se aventurar pode usar o cupom 5233151 que ganha 5 dolares de desconto e vai desembolsar apenas OITO dolares. Compro todos os meses.

    • Lilian 30/05/2012 at 21:32 -

      Mas pode-se comprar o CLA no Brasil? Eu lí que a ANVISA nao somente proibiu a venda desses suplemento de CLA, mas também mandou retirar todos do mercado brasileiro. Empresas nao podem exportar ou importar CLA.

      A resolucao RE nº 833 foi publicada 29/03/2007.

  2. Lilian 30/05/2012 at 21:33 -

    Carol, óleo de cartamo e CLA sao diferentes, nao?

    O que você acha de óleo de canola?

    • Saboridades 31/05/2012 at 10:24 -

      são diferentes.
      Óleo de canola é o melhor que tem, mas pelo custo no Brasil e como devemos consumir em pequena quantidade, não sei se compensa!
      Quem quer $$$ pode usar sim! é melhor