Fazer um diário anotando tudo o que se come é a melhor forma de fazer uma auto análise da alimentação. Além disso é ótimo para nós nutricionistas pois conseguimos ver o que o paciente está realmente comendo. Eu peço para muitos pacientes fazerem assim consigo acompanhar o valor calórico e a forma como está sendo conduzida a dieta.

Se você quiser fazer é fácil:

1) anote TUDO o que você come

2) a QUANTIDADE

3) e o HORÁRIO que está comendo

exemplo:

7:00- 1 copo 200ml  de leite desnatado com café preto
8:00- 1 maça pequena
12:00- almoço: 3 colheres de sopa de arroz branco, 1 colher de sopa de cenoura ralada, 1 concha de feijão, 1 bife grelhado, 1 prato de salada com alface, tomate e pepino.
                              1 copo 200ml de suco de uva
                             1 gelatina de morango
…..
 

Não se esqueça de anotar ABSOLUTAMENTE TUDO o que você está comendo, pois MUITAS vezes descobrimos várias calorias “escondidas” nos pratos: no tempero da salada por exemplo, no açúcar do café, na quantidade exata do que você se serviu, se o feijão tem bacon ou calabresa e por aí vai. Quanto melhor for a sua descrição do que comeu, mais fácil será fazer uma análise!

Aproveitando a final de American Idol hoje, quem faz diário alimentar é Carrie Underwood, cantora country americana vencedora do programa em uma edição anterior.

Então! Comece hoje mesmo. Pegue um caderno antigo (ou compre um bem lindão), faça o diário alimentar e se conheça, veja o que está comendo, quais horários você come mais e o que precisa e pode melhorar!

Se quiser você pode anotar ainda: horário de fome, horário de vontade por algum tipo de alimento, quantidade de água consumida e o funcionamento do seu intestino.

Pratique o auto conhecimento pelo diário alimentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags:
About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.